Segunda, 16 Dezembro 2019

"Paraíso, SC" na Maratona Cultural de Florianópolis

No extremo oeste de Santa Catarina, na divisa do Brasil com a Argentina, está localizada a cidade de Paraíso, ponto de inspiração para o espetáculo da Persona Cia de Teatro, que está em cartaz na programação off da Maratona Cultual de Florianópolis neste final de semana (17 e 18/8), às 20h, no Teatro Camarim, no continente de Florianópolis/SC.

A história de uma família simples acometida por uma série de episódios violentos em “Paraíso, SC” é uma metáfora contraditória para a relação com o lugar de paz, beleza e eternidade. “A narrativa revela uma história trágica e que teve como uma das consequências a separação entre mãe e filha por 20 anos. Assim como o filme Paris, Texas (1984) de Wim Wenders, onde Paris é uma cidade no interior do Texas e não a capital da França, temos em Santa Catarina uma cidade chamada Paraíso”, compara o diretor Jefferson Bittencourt.

Em cena os atores Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi, Marcilênio Arruda e Verônica Bornhofen, contam a história sem diálogos e utilizam das ações, elementos sonoros e da música original de Diogo de Haro para transmitir os afetos das personagens e dos dramas vividos pela família. “A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações, da percepção, da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, sejam fundamentais para o entendimento da narrativa”, destaca Bittencourt.

A Persona Cia de Teatro é uma companhia de Florianópolis com 18 anos de atividade, e já apresentou espetáculos em vários teatros e festivais, tanto em âmbito nacional quanto internacional. O espetáculo “Paraíso, SC”, tem a realização e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. O projeto foi um dos premiados pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura 2018.

Fotos: Rebecca Pezzatto


SERVIÇO

O quê: Espetáculo teatral “Paraíso, SC”

Quando: 17 e 18 de agosto | 20h

Onde: Teatro Camarim

Av. Santa Catarina, 1313 | Balneário do Estreito | Florianópolis | SC

Quanto: R$ 20 (antecipados)

Classificação Indicativa: 16 anos

 

FICHA TÉCNICA

Direção e iluminação: Jefferson Bittencourt

Dramaturgia: Persona Cia de Teatro a partir do argumento de Jefferson Bittencourt

Atores: Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi, Marcilênio Arruda e Verônica Bornhofen

Música: Diogo de Haro

Figurinos: Valéria de Oliveira

Locução: Bruno Marcos Kleis

Cenário e Objetos: Jânio Roberto de Souza

Arte Gráfica: Jefferson Bittencourt e Marcilênio Arruda

Fotografia: Rebecca Pezzatto

Produção: Persona Cia de Teatro

 

BOLETIM INFORMATIVO

Cadastre-se e receba a programação por e-mail

Um espaço repleto de arte, cultura e sonhos possíveis. Um teatro de bolso para ver, escutar e sentir de perto. Uma pequena caixa preta 
DE ONDE SE VÊ UM NOVO LUGAR

(48) 3204.6608

Av. Santa Catarina, nº1313
Estreito | Continente
Florianópolis | SC
CEP 88070-740